top of page

Visão

Quadrangular

Estratégia

A estratégia da Quadrangular é seguir o padrão de desenvolvimento da igreja encontrado no Novo Testamento. O Espírito Santo conduziu a igreja primitiva neste desenvolvimento. Esse padrão tem quatro estágios, que nos ajudam a compreender em que fase estamos no processo do desenvolvimento e qual é o nosso próximo passo. Cada estágio tem sua diferença, mas todos eles se conectam.Cada igreja prega o evangelho dentro de uma esfera de influência crescente, enquanto se movimenta pelos quatro estágios. E virá o dia em que “este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14). O espírito da Igreja do Evangelho Quadrangular é amar a unidade. Essa atitude permite criar e solidificar relacionamentos, como manda o Novo Testamento. Agindo assim, nós cumprimos o mandamento de nosso Senhor Jesus Cristo, glorificamos a Deus e avançamos no Seu reino.
 
Estágio 1: Embrionário
A fase inicial da igreja está no momento em que os servos de Deus trouxerem almas a uma nova assembléia local implantada. O objetivo é fazer com que os novos discípulos sejam ensinados, consolidados e evangelizem outros a fim de se multiplicarem. A igreja em Tessalônica, Grécia, começou desta maneira (Atos 17:1-9; 1 Tessalonicenses 1:1-10).
 
Estágio 2: Estabelecimento/Formação
A igreja cresce mais forte quando os obreiros transmitem o ensino prático ao cristão e treinam líderes. O objetivo é formar líderes que se multipliquem e sirvam suas famílias e a congregação local. A igreja na Ilha de Creta amadureceu desta maneira (Tito 1-3).
 
Estágio 3: Autoridade/Submissão
A igreja em uma determinada nação se organiza para governar e apoiar seus “braços” de modo a evangelizar, sensível às necessidades das culturas regionais, com o objetivo de multiplicar as assembléias locais e implantar novas igrejas. Juntas, todas essas igrejas se transformam em um movimento nacional para alcançar o país inteiro. A igreja em Éfeso, Turquia, se desenvolveu e multiplicou desta maneira (Atos 19-20).
 
Estágio 4: Enviar
A igreja em uma determinada nação, já organizada, amplia os horizontes para outras nações e povos de outras culturas e línguas. O objetivo é enviar obreiros em missões no exterior para expandir o reino de Deus em países onde o evangelho de Cristo tem pouca expressão ou é reprimido. Na obediência ao Espírito Santo, a igreja de Antioquia, Síria, tornou-se tal igreja quando Paulo e Barnabé foram para lá enviados (Atos 13:1-4).
bottom of page